Formato: 14 cm x 21 cm; 92 pp.
Colecção: Espiritualidades
Data de publicação: Maio de 2004
Esta é uma colectânea de vários textos de Kahlil Gibran, publicados isoladamente durante a sua vida (e alguns apenas postumamente, descobertos pelos seus biógrafos). Na sua maior parte, foram publicados em jornais, revistas e panfletos.
De cariz marcadamente polÃtico, têm por base a opressão que se fazia sentir no LÃbano por parte, primeiramente, do domÃnio turco e, seguidamente, do neocolonialismo europeu.
Resultam em textos marcadamente patrióticos em que, por um lado, se denuncia a angústia de um povo condenado a viver oprimido dentro das suas próprias fronteiras e, por outro, as várias injustiças sociais que se faziam sentir sobre o povo libanês, fosse aquém ou além fronteiras. Aqui, há também uma forte chamada de atenção para as difÃceis condições de vida das comunidades emigradas.
Entre estes textos, destaca-se claramente
A Nova Fronteira, enquanto repto de rebeldia e patriotismo.
Nesta colectânea de textos encontra-se também incluÃda a peça teatral
A Amada de Lázaro; uma das breves incursões de Gibran pelo género dramático, em que a figura bÃblica de Lázaro serve para mostrar o quão ambÃgua é a relação que mantemos com aquilo que temos de mais precioso: a nossa alma. Um texto que foi fortemente elogiado pela crÃtica da época.
Nota
A Livros de Vida Editores é a editora de referência para as obras de Kahlil Gibran. PossuÃmos publicados grande parte dos tÃtulos deste autor.
Por outro lado, as nossas edições das obras de Kahlil Gibran encontram-se enriquecidas com uma biografia e com ilustrações do próprio.